Programação



Baixe a grade completa:

GRADE DE CURSOS PRÉ-CONGRESSOS

Grade de atividades – 10 de Agosto (Manhã)
Grade de atividades – 10 de Agosto (Tarde)
Grade de atividades – 11 de Agosto (Manhã)
Grade de atividades – 11 de Agosto (Tarde)

Grade de atividades – 12 de Agosto


Curso 1O IMPACTO DA CEFALÉIA NA INFÂNCIA

Atenção: Conhecimento de ponta pela primeira vez em Flipped Course

 

Coordenação: Marco A. Arruda – SP

Marco A. Arruda-SP, Liselotte M. Barea-SP


Curso Interativo
Dia: 09/08/2017

Hora: 08h ás 12h
Sala:  Louvre III

Inscrições antecipadas até 9/7

Diagnóstico complexo pela subjetividade, a cefaleia é um dos mais comuns e, paradoxalmente, menos conhecidos quadros clínicos que acometem crianças e adolescentes.

a. Quais as causas mais comuns?

b. Qual o manejo eficaz nos quadros agudos e crônicos?

c. O que podem indicar as diferentes localizações da dor?

d. Enxaqueca na infância, como diagnosticar?

e. O que fazer quando nada melhora?

f. Como afeta a vida escolar?

 

A dinâmica deste CURSO será baseada em casos clínicos e alta interatividade, assim:

Flipped course (curso invertido): Enviaremos aos  pré-inscritos por  email os casos clínicos e material adicional para leitura antes do curso;

Cada apresentador teria um total de 40 minutos: 10 minutos iniciais para apresentação, 20 minutos para discussão e votação via smartphone e 10 minutos finais para apresentação de fechamento do caso pelo apresentador e para avaliação do conhecimento adquirido através de votação via smartphone

Palestrantes

  • Marco A. Arruda   – SP
  • Liselotte M. Barea  – SP

Curso 2PSICOFARMACOLOGIA: O QUE TODO PROFISSIONAL DE SAÚDE DEVE SABER

Dia: 09/08/2017
Hora: 08h ás 12h
Sala: Queluz III

Coordenação:  Lindembergue Bragança

Lindembergue Bragança 

Isabela Souza –

Maria Antonia Serra
Daniel Segenreich  

a. Neurofisiologia dos psicofármacos

b. Quando não medicar crianças

c. Psicoeducação prática para clínicos

d. Prevenindo e manejando efeitos colaterais

e. Protocolo medicamentoso para intervenções em emergências

f. Interações medicamentosas

g. Medicina alternativa, evidências de eficácia


Curso 3ADOLESCÊNCIA, COMPORTAMENTO DE RISCO

Dia: 09/08/2017
Hora: 08h ás 12h
Sala: Queluz II

Coordenação: José Belizário  – MG

José Belizário  – MG
Eloisa Helena Rubello Valler Celeri – RJ
Giuseppe Pastura – RJ

 

a. A construção da identidade de uma geração sem modelos nem  heróis: abundância, tédio e transgressão.

b. Os novos riscos, os velhos perigos e a eterna dificuldade de diálogo transgeracional: como falar com quem não quer ouvir.

c. A neurobiologia da inconsequência; busca de novidades, busca de sensações e falta de juízo em um cérebro em reforma.


Curso 4IRRITABILIDADE NA INFÂNCIA: COMO AVALIAR E ABORDAR?

Dia: 09/08/2017
Hora: 08h às 12h
Sala:  Queluz III

Coordenação – Didia C. Fortes – RJ
Didia C. Fortes – RJ
Ricardo Krause – RJ
Pilar Erthal – RJ
Manuela Borges – RJ
Maria A. Regalla – RJ

a. Irritabilidade: parte do processo de desenvolvimento

b. As diversas apresentações de um sintoma promíscuo: diagnósticos diferenciais e seus manejos farmacológicos

c. Bases cognitivas da irritação. Como a neuropsicologia pode ajudar?

d. Crianças irritadas: como lidar?

e. A família e o desenvolvimento de recursos para lidar com o problema.


Curso 5NEUROEDUCAÇÃO

Dia: 09/08/2017
Hora: 08h  às 12h
Sala: Louvre II (Auditório)

Coordenação  – Rita Thompson  – RJ
Rita Thompson  – RJ
Sandra Torresi – Argentina
Stella Varizo – RJ
Carla Anauate – SP

a. Novas metodologias de ensino baseadas no funcionamento cerebral

b. Primeiros passos: as etapas do pensamento

c. Metacognição: repensando para entender

d. Adequando a avaliação às necessidades do aluno

e. Entendendo a importância da nomeação automatizada rápida no processo de aprendizagem


Curso 6TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM I

Dia: 09/08/2017
Hora: 08h às 12h
Sala: Louvre I

Coordenação – Sylvia Ciasca – SP
Sylvia Ciasca – SP
Silvyo Giffoni – SP
Taís de Lima Ferreira
Fernanda Carolina Silva – SP
Rauni Alves – SP
 

a. Genética da aprendizagem

b. Dificuldade de aprendizagem

c. Transtornos de aprendizagem: aspectos gerais:

d. Instrumentos diagnósticos: Como descobrir se, qual e quando a criança apresenta um

transtorno: diagnóstico diferencial


Curso 7AUTISMO: ENTENDENDO ESTE CÉREBRO DIFERENTE

Dia: 09/08/2017
Hora: 13h as 17h00
Sala: Louvre III

Coordenação – Jair de Moraes

Carlos Gadia – EUA
Jair Luiz de Moraes – RJ
Dayse Serra – RJ
Claudia Chaves Martins –  Suécia

 

a. AUTISMOS: Atualidades

b. Diagnosticando precocemente os TEA

c. Educação de alunos com TEA: aspectos pedagógicos


Curso 83ª ONDA DE PSICOTERAPIAS

Dia: 09/08/2017
Hora: 13h as 17h
Sala: Queluz III

Coordeção – Elisa Bichels – RJ
Elisa Bichels – RJ
Heitor Hirata – RJ
Ana Claudia Peixoto – RJ
Gil Santana – RJ

a. Mindfulness

b.Terapia Metacognitiva para crianças

c. Terapia focada na compaixão

d. Terapia cognitiva processual para adolescente Terapia comportamental dialética

e. Psicoterapia Analítica Funcional


Curso 9COMO LIDAR COM QUESTÕES QUE NÃO SABEMOS COMO LIDAR

Dia: 09/08/2017
Hora: 13h as 17h
Sala: Queluz II

Coordenação – Elaine Chagas  – RJ
Elaine Chagas  – RJ
Fabíola Salustiano  RJ
Eloisa Helena Rubello Valler Celeri

a. O manejo eficaz de situações complexas da vida diária

b. Morte, adoecimento e limitação adquirida

c. Pais em situação de exposição pública

d. Comportamento sexual divergente

e. A criança desagregadora

f. A criança que mente


Curso 10INTELIGÊNCIAS

Dia: 09/08/2017
Hora: 13h às 17h
Sala: Queluz III

Coordenação  – Andrea Caroli – RJ

Andrea Caroli – RJ
Heber Maia – RJ
Maria C. Sodré  – RJ

a. Os novos critérios de avaliação da inteligência

b. Inteligência, funções executivas e estilos de aprendizagem

c. Diagnóstico diferencial de comorbidades clínicas em crianças com nível cognitivo alto ou limítrofe

d. O manejo da criança limítrofe

e. Os desafios do aluno superdotado


Curso 11A CRIANÇA DIFÍCIL DE TRATAR

Dia: 09/08/2017
Hora: 13h as 17h
Sala: Louvre II

Coordenação – Lee Fu I – SP

Lee Fu I – SP
Miguel Boarati – SP
Gustavo Lima  – SP

a. Quando o medicamento não funciona

b. Quando existe alta sensibilidade aos efeitos colaterais

c. Quando existem comorbidades clínicas associadas

d. Quando os pais discordam sobre a necessidade de tratamento

e. O manejo da adesão à psicoterapia


Curso 12TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM II

Dia: 09/08/2017
Hora: 13h às 17h
Sala: Louvre I

Coordenação – Sylvia Ciasca  – SP
Sylvia Ciasca  – SP
Ricardo F. de Lima – SP
Rafael Pereira – PORTUGAL
Sonia D. Rodrigues – SP
Patrícia A. Crenite – SP
Mariana Coelho – SP

OS TRANSTORNOS ESPECÍFICOS:

a. Dislexia: Histórico, definição, conceitos

b. Dislexia: Intervenção

c. Discalculia

d. Habilidade matemática na dislexia

e. Disortografia: Diagnóstico e possibilidades de intervenção

f. Disgrafia: diagnóstico e possibilidade de intervenção